top of page

Saiba o que fazer em Mairiporã nas férias de julho

  • Foto do escritor: vini M1L GR4U
    vini M1L GR4U
  • há 12 horas
  • 2 min de leitura

Cidade oferece comida boa e diversificada, esportes e atividades rurais, além de diferentes atrações naturais


Vinícius Andrade


(Foto: Divulgação/Prefeitura de Mairiporã)


Publicado em 11/07/2025 às 11:49 / Leia em 3 minutos

Mairiporã, cidade conectada a Guarulhos pela rodovia Fernão Dias, apresenta diversas opções de passeios para famílias durante as férias de julho. O município turístico oferece alternativas para roteiros de um dia ou hospedagens mais longas. A gastronomia, esportes, atividades rurais e atrações naturais, como montanhas, cachoeiras, rios e uma represa, fazem parte da oferta local.


No setor gastronômico, Mairiporã conta com a Rota da Costela de Chão, que inclui 16 restaurantes especializados. O polo gastronômico da cidade, situado na Serra da Cantareira e próximo à zona norte de São Paulo, dispõe de complexos como O Velhão (na estrada de Santa Inês), e Il Centro e Igapó (ambos na estrada da Roseira). A região é caracterizada por um clima de montanha e dezenas de restaurantes com culinária brasileira e internacional.


Para os que buscam atividades de aventura, a Pedreira do Dib (vídeo abaixo), na Avenida Esmeralda, é um ponto para escalada e rapel muito divertido.


Mairiporã oferce dezenas de trilhas que cruzam áreas verdes em parques estaduais como o da Cantareira, Itapetinga (foto abaixo), Itaberaba e Juquery. Estas trilhas são indicadas para trekking, caminhadas e passeios com veículos off-road. A cidade também é uma opção para a prática de mountain bike e ciclismo de estrada nas rodovias, além de ciclovias em áreas naturais.


A oferta de atrações aquáticas inclui diversas cachoeiras para banho, como o Balneário da Cachoeira da Caceia, com pontos de fácil acesso. A represa Paulo de Paiva Castro e o rio Juquery oferecem opções para esportes náuticos. Há restaurantes e marinas que disponibilizam passeios de lancha, moto aquática, canoagem e paddle shift.



O turismo rural é presente com 10 haras, voltados para esportes equestres e passeios a cavalo, e mini fazendas para crianças. Para a prática de pesca, Mairiporã dispõe de 15 pesqueiros.


Quanto à hospedagem, a cidade conta com 54 hotéis e pousadas, que vão de estabelecimentos menores a resorts.


Informações adicionais podem ser consultadas no Mapa da Secretaria de Esportes e Turismo de Mairiporã. Todas as atrações também estão reunidas no site guia.destinosinteligentes.tur.br/Mairiporã.


bottom of page